A Microsoft anunciou ontem o lançamento do Internet Explorer 9, versão mais recente do navegador mais usado do mundo. Segundo a empresa, foram mais de 40 milhões de downloads da versão beta, o que fez o browser atingir mais de 2% de participação nos computadores com Windows 7.
“A melhor experiência na web está no Windows com o Internet Explorer 9″, diz Osvaldo Barbosa de Oliveira, Diretor geral da área de Consumer e Serviços Online da Microsoft Brasil. “Hoje a web tem a possibilidade de aproveitar ao máximo todo o poder e desempenho dos computadores modernos por meio do Windows e do Internet Explorer 9. Os sites podem atuar mais como aplicações nativas do Windows 7 através de recursos como os Sites Fixos e Lista de Atalhos. Em menos de um ano, o Internet Explorer 9 foi de um preview técnico à versão final com a ajuda e feedback de parceiros de hardware e a comunidade da web.”
A segurança, um dos pontos fracos em versões anteriores do navegador da Microsoft, também foi reforçada. O IE 9 agora conta com proteção contra rastreamento e filtragem de ActiveX, tecnologia proprietária e algumas vezes responsável por diversas brechas de segurança e travamentos. Segundo informações da empresa, o Internet Explorer 9 bloqueia 99% dos ataques de malwares baseados em engenharia social, cinco vezes mais do que o Firefox e 33 vezes mais do que o Chrome.
Para baixar a versão final do Internet Explorer 9 (RTM) acesse a página de downloads. O navegador está disponível em versões de 32 e 64 bits, mas apenas para Windows Vista, Windows Server 2008 e Windows 7. Dessa vez, o Windows XP, versão mais usada do mundo, ficou de fora